Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
HR Multímidia
HR Multímidia

Editorial

Solta o jogo

Se o eleitor não quer saber o pai da criança, deve o administrador público se incumbir de comunicar

Fábio Lopes
Por Fábio Lopes
Solta o jogo
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ao cidadão, muitas vezes, pouco importa de onde vem o recurso para a saúde, educação, saneamento básico, desenvolvimento social, geração de emprego e renda, e etc. A lembrança (ou gratidão) pode acontecer ... ou não. Ao gestor, cabe realizar, preocupando-se também com os dividendos eleitorais que esta ação trará, com a premente necessidade de propagar, fazendo publicidade verdadeira e de qualidade, muito além das redes sociais, com a mídia convencional, como televisão, rádio, outdoor, e etc. É o jogo da política. Por sinal, é obrigação do político com mandato, principalmente do Poder Executivo, dar ciência e conhecimento à população sobre obras, atos, projetos e políticas públicas, conforme estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 


Se o eleitor não quer saber o pai da criança, deve o administrador público se incumbir de comunicar, e esta mensagem deve estar vinculada a objetivos sociais de interesse público e sempre assumir caráter educativo, informativo ou de orientação social.


Dito isso, importante enaltecer a ação do Governo da Bahia, sob o comando do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que retirou o antigo gramado, substituindo por um novo, além de nivelamento do campo e instalação de um moderno e automatizado sistema de irrigação do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O pontapé inicial, a partir de emenda, ainda na condição de deputado federal (PC do B), foi dado por Davidson Magalhães, atual titular da secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a partir da iniciativa da superintendência dos Esportes (Sudesb). A finalidade desta autarquia vinculada à Setre é o fomento do desporto, recreação e lazer na Bahia. No entanto, este “resgate” vai muito além. Valorizou não só o histórico equipamento, datado de 1940, o qual ainda passará por reforma estrutural a cargo da Prefeitura Municipal de Ilhéus, como também resgatou a tradição do futebol na região que agora conta com o Barcelona de Ilhéus e o Itabuna. Soma-se a isso a geração de renda no entorno do Estádio nos dias de jogos, a projeção do esporte como instrumento de inserção social do jovem e de fortalecimento da cidadania, a promoção do lazer e diversão para as famílias, dentre outros apelos. 

Leia Também:


Neste sentido, vale registrar que todo esse movimento deve ser enaltecido e precisa ser alinhado, aproveitado e potencializado com ações locais. Neste quesito, há de se apontar o trabalho positivo do secretário Sérgio do Amparo (Podemos) à frente da secretaria especial de Juventude, Esporte e Lazer. Mover recursos não está atrelado apenas ao orçamento da pasta, como também não pode depender apenas de “terceiros”, como Estado e União. É necessário, principalmente, energia, desejo e vontade de desenvolver e realizar. Isso foi visto no empenho e apoio da Prefeitura, por exemplo, na Corrida da Ponte e na 8ª edição do Rally dos Mares. Assim, esta parceria, essa sinergia entre estado e município, ou município e governo federal, resultando em eventos relevantes e obras estruturantes, é bem-vinda, justamente por beneficiar a população. Agora, os recursos próprios também precisam entrar em campo, mas aí é assunto para uma próxima coluna. Enquanto isso, solta o jogo e corre pro abraço, porque é gol.  

 

Comentários:
Fábio Lopes

Publicado por:

Fábio Lopes

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
PREFEITURA DE ILHÉUS
PREFEITURA DE ILHÉUS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!