Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Sabado, 22 de Marco de 2025
CÂMARA
CÂMARA

Política

A DESISTÊNCIA DE ÉDEN VALADARES 

Coluna Wense, 10 de março de 2025

Marco Wense
Por Marco Wense
A DESISTÊNCIA DE ÉDEN VALADARES 
Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Comentei aqui, não lembro quando, mas tem um bom tempo, que Éden Valadares poderia desistir da reeleição para o comando estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

Essa possibilidade foi assentada no fato de que Valadares tinha se afastado das bases, se tornando um dirigente partidário burocrático, sem manter contato mais próximo com os companheiros.

Éden Valadares - Presidente Estadual do PT
Éden Valadares - Presid. Estadual do PT

 

Leia Também:

Éden é ligado ao senador Jaques Wagner, responsável pela sua eleição à presidência do PT da Boa Terra. Não se sabe ainda como irá se comportar o ex-governador em relação ao pleito sucessório.

A renúncia de Éden, com o argumento de que a alternância de poder é importante para oxigenar o PT, deixou o caminho livre para Everaldo Anunciação, ex-ceplaqueano e ex-vereador de Itabuna. Lembrando ao caro e atento leitor que Everaldo já foi presidente estadual da sigla. 

Ao contrário de Éden, Everaldo tinha um bom relacionamento com todas as correntes do PT. Não ficava encastelado na sala confortável do diretório do partido.

Everaldo Anunciação, ex-ceplaqueano e ex-vereador de Itabuna.
Everaldo Anunciação, ex-ceplaqueano
e ex-vereador de Itabuna.

 

Everaldo tem o apoio de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula 3. Ter um aliado no comando da legenda pode influenciar na composição da majoritária de 2026. A vaga do governador Jerônimo Rodrigues, que vai atrás do segundo mandato, está garantida. O imbróglio são as duas vagas para o Senado para três postulantes : Wagner (PT-reeleição), Angelo Coronel (PSD-reeleição) e Rui Costa, que já tem o aval do presidente Lula.

Como não acredito que apareça outro candidato que possa dificultar a vitória de Everaldo Anunciação, o ex-edil de Itabuna, que foi um bom parlamentar, será um dos protagonistas na difícil missão de evitar um racha na base aliada em decorrência da chapa puro-sangue petista, idealizada pelo senador Jaques Wagner, o "bruxo" da política da Terra de todos os santos e orixás.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!