Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Bahia

Operações no sul da Bahia prendem líder indígena e buscam envolvidos em conflitos de terra

Joel Brás Pataxó foi detido durante ações simultâneas que investigam mortes, ataques e invasões em áreas rurais de Itamaraju e Prado.

Mandato Bahia
Por Mandato Bahia
Operações no sul da Bahia prendem líder indígena e buscam envolvidos em conflitos de terra
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Forças de segurança estaduais e federais deflagraram, nesta terça-feira (9), duas operações simultâneas no sul da Bahia para investigar conflitos envolvendo proprietários rurais e comunidades indígenas. Um líder indígena foi preso e outras cinco pessoas são procuradas. Nas ações, mais de 10 armas de fogo foram apreendidas.

O detido foi identificado como Joel Brás Pataxó, que chegou a cumprir 11 anos de prisão domiciliar até ser absolvido, em 2017, da acusação de envolvimento na morte de um pistoleiro em 2002.

Operação Sombras da Mata

A primeira ação, batizada de Sombras da Mata, tem como foco um ataque ocorrido em 28 de outubro, durante a invasão de uma propriedade rural em Itamaraju. Na ocasião, dois pequenos produtores rurais foram mortos a tiros e um terceiro ficou gravemente ferido. Os autores se apresentaram como indígenas.

Leia Também:

Três suspeitos foram presos em flagrante no dia do crime, mas liberados posteriormente por questões processuais. As investigações identificaram não apenas os envolvidos diretos na ação, como também os supostos mandantes da invasão e os responsáveis pelos disparos fatais.

A operação cumpre seis mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Além da prisão do líder indígena, mais de dez armas já foram recolhidas.

Operação Tekó Porã

A segunda operação, chamada Tekó Porã, apura um ataque armado contra indígenas da Aldeia Kai, ocorrido em 1º de outubro, em uma propriedade rural no distrito de Cumuruxatiba, em Prado. O grupo estava na área após uma ação de “retomada”. O ataque, segundo a polícia, teve o objetivo de expulsar os indígenas da fazenda. Duas pessoas foram baleadas.

Nesta etapa, são cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos de ordenar e executar os ataques, com o objetivo de reunir novos elementos para o avanço das investigações.

Ação integrada

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a realização simultânea das operações reforça a atuação imparcial da Polícia Federal e das forças estaduais no enfrentamento a grupos que, em benefício próprio, utilizam reivindicações indígenas para prática de crimes — dinâmica que, segundo o órgão, agrava os conflitos fundiários na região.

As operações são coordenadas pela Força-Tarefa da Polícia Federal em Porto Seguro, com participação da Polícia Civil e da Polícia Militar da Bahia, além do Comando de Operações Táticas da PF, Força Nacional e diversas unidades especializadas, como CORE, BOPE, CAEMA, CIPPA e RONDESP.

Acompanhe as principais notícias de Ilhéus

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!