A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta quarta-feira (12), uma audiência pública em Salvador para discutir o processo de concessão das ferrovias de Integração Leste-Oeste (FIOL) e de Integração Centro-Oeste (FICO). Durante o encontro, foram debatidos aspectos técnicos, modelagem financeira, operação e impactos socioambientais do projeto.
Expansão da Malha Ferroviária e Impactos na Logística
A concessão da FIOL e da FICO faz parte de um plano estratégico para conectar os sistemas ferroviários das regiões Norte-Sul e Leste-Oeste, proporcionando maior eficiência no transporte de cargas. A iniciativa busca oferecer novas alternativas logísticas para o escoamento da produção agrícola e mineral, reduzindo a dependência das rodovias, que atualmente respondem por 65% da matriz de transportes do país.
A concessão das ferrovias envolve investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões e um prazo de operação de 35 anos. Apenas a construção da FIOL 3 demandará um aporte de R$ 12,3 bilhões, com expectativa de geração de 93 mil empregos diretos e indiretos no pico das obras. Já na fase operacional, a previsão é de até 56 mil postos de trabalho.
Benefícios e Perspectivas
Com a entrada em operação, a ferrovia poderá reduzir os custos logísticos em aproximadamente R$ 500 milhões por ano, beneficiando a exportação de grãos como soja, milho e farelo de soja, além do transporte de fertilizantes. A ampliação da infraestrutura ferroviária deve impulsionar a competitividade do agronegócio e da indústria, fortalecendo o comércio exterior.
O secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes (SNTF/MT), Leonardo Ribeiro, destacou o trabalho técnico realizado para viabilizar a concessão. “Após dois anos de estudos, redesenhamos o traçado para atrair o interesse do setor privado. Do ponto de vista regulatório, o projeto está muito bem estruturado”, afirmou.
Ribeiro também enfatizou a importância da participação social no aprimoramento do projeto. “A audiência pública é o momento para ouvirmos sugestões e ajustes necessários.”
A próxima audiência para debater a concessão será realizada em Cuiabá (MT), nesta sexta-feira, a partir das 9h, na Rua Antônio Dorileo.
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