Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Sabado, 22 de Marco de 2025
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Deputados

Após votar pelo afastamento de Adolfo Menezes da Assembleia, Dias Toffoli recebe título de deputados

Vale lembrar que a Procuradoria Geral da República também se manifestou pelo mesmo entendimento.

Mandato Bahia
Por Mandato Bahia
Após votar pelo afastamento de Adolfo Menezes da Assembleia, Dias Toffoli recebe título de deputados
Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Elevadas personalidades do Judiciário nacional serão homenageadas nessa sexta-feira (14) pela Assembleia Legislativa da Bahia. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, receberão títulos de cidadania baiana, em solenidade programada para ocorrer às 11h, no plenário. O curioso é que Toffoli foi um dos magistrados que votou a favor do afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD) da presidência do Legislativo baiano, no dia 27 de fevereiro.

Dias Toffoli é um dos integrantes da segunda turma do STF, a mesma que referendou a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes de afastamento de Adolfo, atendendo parcialmente à reclamação constitucional movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que pediu a anulação da segunda reeleição do pessedista por afrontar a jurisprudência do Supremo.

Vale lembrar que a Procuradoria Geral da República também se manifestou pelo mesmo entendimento. Só que quem deu o parecer não foi Paulo Gonet, mas sim a subprocuradora Maria Caetana Cintra Santos.

Leia Também:

As homenagens foram propostas por dois parlamentares que tem proximidade com Adolfo. O deputado Niltinho apresentou o projeto de resolução para contemplar o ministro do STF, enquanto Alex da Piatã (PSD) foi responsável pela proposição que contempla o procurador-geral.

Pela importância, a sessão para a entrega das honrarias deve ser presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), que passou a comandar a Casa depois da queda de Adolfo.

Resta saber se os parlamentares irão aproveitar a presença de Dias Toffoli para pedir uma orientação sobre como deve se dar a efetivação de Ivana na presidência após a conclusão do processo contra Adolfo no Supremo. Existem dúvidas. Há deputados e juristas que defendem uma nova eleição. Mas a tese da maioria é que a parlamentar seja efetivada de forma direta, por ser a primeira-vice presidente.

FONTE/CRÉDITOS: Toda Bahia
Comentários:
CÂMARA
CÂMARA

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!