O longa 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, foi indicado ao Oscar na categoria de 'Melhor Filme Estrangeiro'.
A produção disputa o prêmio com 'A Garota Da Agulha' da Dinamarca, 'Emilia Pérez' da França, 'A Semente do Fruto Sagrado' da Alemanha e 'Flow' da Letônia.
Ainda Estou Aqui' conta a história de Eunice Paiva, interpretada no longa-metragem por Fernanda Torres, esposa de Rubens Paiva, vivido por Selton Mello. Em 1971, o engenheiro e deputado cassado foi preso, torturado e morto após ser levado por militares da aeronáutica.
A produção já tinha sido indicada a outros prêmios importantes do cenário mundial, como o Prêmio da Academia Britânica de Cinema (Bafta), que é considerado o Oscar Britânico, na categoria de melhor filme estrangeiro.
IMPACTO NO BRASIL
O livro 'Ainda Estou Aqui', de Marcelo Rubens Paiva, foi anunciado como uma das publicações que serão disponibilizadas para as escolas públicas da Bahia.
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a obra, que ganhou destaque após ser adaptada para o cinema, com a atuação de Fernanda Torres, será utilizada como ferramenta para promover discussões e reflexões entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio.
O ator Selton Mello, de 52 anos, protagonista do filme 'Ainda Estou Aqui', indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além de Melhor Atriz com Fernanda Torres, celebrou as conquistas históricas para o cinema brasileiro.
Em uma postagem feita no Instagram, o intérprete de Rubens Paiva falou sobre a importância do longa, que retrata o drama da família do engenheiro e deputado cassado, que foi preso, torturado e morto após ser levado por militares da aeronáutica.
Ao longo dos anos, o Brasil já foi indicado a prêmios por 13 vezes, no entanto, nunca levou uma estatueta. A primeira indicação brasileira foi em 1960, com "Orfeu Negro".
Com a indicação a 'Melhor Filme Internacional', o Brasil agora tem cinco indicações na categoria, além da indicação inédita ao prêmio de 'Melhor Filme' e a segunda indicação na categoria de 'Melhor Atriz'.
Comentários: