Não é possível que a plenária do Partido dos Trabalhadores de Itabuna, que será realizada no próximo sábado, 6 de abril, seja marcada por incivilidade entre os "dois" PTs : o que quer candidatura própria, também chamado de PT 1, e o que defende o apoio da legenda à reeleição de Augusto Castro (PSD), rotulado de PT 2. A preocupação faz sentido, já que foi enviado um ofício para que a Polícia Militar acompanhe a votação que vai decidir o caminho que a sigla deve tomar no processo sucessório. Como não bastasse a PM, uma empresa de segurança foi contratada. O que se espera, em nome da democracia, do direito que cada filiado tem de se posicionar, é um sufrágio assentado no respeito mútuo entre os petistas. Lembrando que o PT é o abrigo partidário do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. Que os petistas, tanto de um lado como do outro, tenham juízo. É o que se espera. Do contrário, vão ser nivelados por baixo.
-------------------------------------------------------------------------------------
PT VERSUS PT
Já há um consenso no staff político do prefeito Augusto Castro (PSD), que postula legitimamente permanecer por mais quatro anos no cobiçado comando da Prefeitura de Itabuna, de que a ala do PT que quer Geraldo Simões como candidato vai sair vitoriosa na plenária de 6 de abril, sábado, na Câmara de Vereadores, com início às 9:00 hs. A missão do augustianismo, que tem como aliado o chamado PT 2, sob a liderança-mor do deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governador Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, é fazer com que a derrota para o PT 1 não seja acachapante. O que se comenta nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, é que a articulação política do alcaide está fazendo uma espécie de "cadastro" com os nomes dos petistas que estão no governo, exigindo que eles compareçam na votação, obviamente para dizer "não" à candidatura própria do Partido dos Trabalhadores. É o PT versus PT. O encontro dos "dois" PTs está cercado por muita expectativa e já chama à atenção da Executiva nacional da legenda, que já sabe que a plenária terá a presença da Polícia Militar e de uma empresa de segurança. Agora é torcer para que os "companheiros" tenham juízo.
--------------------------------------------------------------------------
A manchete da UOL Notícias de hoje, quarta-feira, 3 de abril - "Delação implica Rui Costa em fraude na compra de respiradores" - , veio em um péssimo momento para o Partido dos Trabalhadores, faltando pouco meses para a sucessão municipal. O bolsonarismo e o PL, abrigo partidário do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, vibraram com a notícia, comemoraram efusivamente. O pior é que as investigações envolvendo o ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil do governo Lula 3, continuam. O contrato envolvendo a compra de respiradores foi de R$ 48 milhões.
Comentários: