Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
HR Multímidia
HR Multímidia

Política

O VICE DE PANCADINHA

COLUNA WENSE, TERÇA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2023

Marco Wense
Por Marco Wense
O VICE DE PANCADINHA
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O jornalista Paulo Lima disse no seu comentário que interlocutores de Dinailton Oliveira, prefeiturável pelo Republicanos, conversam com Fabrício Pancadinha sobre a possibilidade do ex-presidente da OAB-BA ser o vice do deputado estadual na sucessão de Itabuna.    

A probabilidade de Dinailton ser o companheiro da majoritária encabeçada por Pancadinha, de 1 a 10, é de 1. Ficaria em 5 se houvesse uma constatação de que uma boa parte do espólio eleitoral do já falecido Fernando Gomes, gestor de Itabuna por cinco vezes, iria para Dinailton, sobrinho do ex-alcaide. 

Outro ponto é que o bom advogado teria que convencer seu partido, o Republicanos, a defenestrar à pré-candidatura de Isaac Nery, hoje na quarta posição nas pesquisas de intenções de voto e com espaço para crescer. Isaac e o capitão Azevedo (PDT) são as duas "formiguinhas" do pleito de 2024. 

Leia Também:

Se comparada as possibilidades, a do vice-prefeito Enderson Guinho, presidente local do União Brasil, legenda sob a batuta de ACM Neto, são bem maiores. E já há um começo de movimento dos "guinhistas" nesse sentido. Ou seja, Enderson Guinho como vice de Pancadinha.

No "confronto" entre Dinailton e Enderson Guinho, a vantagem do atual vice de Augusto Castro (PSD-reeleição) salta aos olhos. Dinailton precisa melhorar, e muito, sua pontuação nas enquetes. Do contrário, nada feito : nem vice de Pancadinha e, muito menos, o nome do Republicanos para representar a sigla na disputa pelo cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves. O pragmatismo é implacável. 

O sonho de Pancadinha é ter Mangabeira, dirigente-mor do PL, como seu vice. O abrigo partidário do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro já tem seu prefeiturável, o engenheiro Chico França, que precisa, urgentemente, de uma performance mais incisiva em relação ao atual governo municipal.

Com efeito, esse comportamento de Chico não está agradando seu grupo político. As pessoas mais próximas do pré-candidato acham que Chico está sendo coadjuvante no oposicionismo ao atual chefe do Executivo, que tem uma rejeição preocupante, tida como o maior entrave para o segundo mandato. 

Concluo dizendo que se o deputado do Solidariedade continuar na frente nas pesquisas, a "briga" para ser o vice vai ficar mais intensa com a proximidade do pleito.

PS - A opinião no staff político de Pancadinha, de que o preconceito em relação ao pré-candidato pode se transformar no maior "cabo eleitoral" da sua legítima caminhada rumo à Prefeitura de Itabuna, é unânime. O racismo é citado como o maior deles.

 

---------------------------

Senadinho

 

Os "senadores" do Café Pomar, depois de merecidas férias, e sem nenhum tipo de remuneração, voltam ao trabalho. Lisdeili Nobre, delegada da Polícia Civil, professora da UESC, pré-candidata a prefeita de Itabuna pela Rede, será sabatina na próxima segunda-feira, 13 de novembro, às 16h30, pelos "parlamentares". Lisdeili disputa com Delliana Ricelli, prefeiturável do PSOL, o nome que vai representar a federação PSOL/Rede na sucessão municipal.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!