Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Domingo, 20 de Abril de 2025
CÂMARA
CÂMARA

Política

JORNALISMO POLÍTICO E A SUCESSÃO MUNICIPAL DE 2028 

Coluna Wense, 4 de março de 2025

Marco Wense
Por Marco Wense
JORNALISMO POLÍTICO E A SUCESSÃO MUNICIPAL DE 2028 
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A primeira reação do leitor diante do título da coluna de hoje - e com toda razão - é de espanto. Muitos vão dizer que é uma maluquice comentar sobre uma eleição que só vai acontecer em 2028. 

O que justificaria uma análise sobre um pleito tão distante? Basta o prefeito de plantão apontar um nome que pode ser seu candidato. 

Vamos tomar como exemplo Itabuna. Uma declaração do prefeito Augusto Castro (PSD) de que fulano é o primeiro da fila para ser o candidato do grupo político, já é motivo que justifica um comentário sobre o processo sucessório. 

Leia Também:

Lembrando ao caro e atento leitor que o alcaide de Itabuna foi reeleito, conquistou o segundo mandato consecutivo, ficando assim, por força da Justiça Eleitoral, impedido de disputar o pleito de 2028, à re-reeleição. 

A especulação é inerente ao jornalismo político, desde que dentro de uma certa lógica, sem nenhuma descabida e irresponsável invencionice. Seria ridículo dizer que Geraldo Simões (PT) pode ser o prefeiturável de Augusto.

Toda vez que comento uma situação que acho que não tem nenhuma possibilidade de acontecer, contrariando a máxima de que na política tudo é possível, digo que é mais fácil encontrar uma pequenina cabeça de alfinete em um grande palheiro. 

Por enquanto, nada que possa alimentar uma análise sobre a sucessão de 2028. Mas que já tem gente de olho no apoio de Augusto Castro não tenho a menor dúvida. 

Concluo dizendo que não basta só fazer cafuné no alcaide, tem que mostrar viabilidade eleitoral, jogo de cintura para conquistar o apoio de partidos e suas lideranças. 

Bajulação e puxa-saquismo são ingredientes desaconselháveis. O tiro da busca pelo imprescindível apoio da maior autoridade do município pode sair pela culatra.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!