Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Sabado, 25 de Janeiro de 2025
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Política

IRRESPONSABILIDADE E FALTA DE JUÍZO

COLUNA WENSE, SEXTA-FEIRA, 6 DE OUTUBRO DE 2023

Marco Wense
Por Marco Wense
IRRESPONSABILIDADE E FALTA DE JUÍZO
MP
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Esse confronto Congresso Nacional versus Supremo Tribunal Federal (STF), instância máxima da Justiça brasileira, tem que ter um ponto final. Do contrário, o caos institucional. 

Os Poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário - não podem se enveredar pelo caminho da desarmonia, do desentendimento e do conflito.

As funções dos Poderes estão preceituadas na Lei Maior, na nossa Constituição Federal. Portanto, que cada um cumpra com suas obrigações constitucionais. 

Leia Também:

Essa disputa entre os Poderes, para ver quem tem mais poder, é de uma inominável irresponsabilidade. Os senhores presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF têm que buscar o imprescindível e cada vez mais urgente diálogo. 

A situação é preocupante. O entendimento é imprescindível para que o arcabouço do Estado Democrático de Direito não sofra fissuras, tendo como consequência um imprevisível cenário, com certeza catastrófico. 

Tem razão o eminente professor de Direito da FGV (SP), Rubens Glezer, quando diz que "o atual pacote de represálias ao STF, atualizado diariamente com novidades, tem sido levado adiante com seriedade e veemência singulares". Finaliza dizendo que "o Congresso Nacional farejou sangue e, com isso, sente que possui condição, em contexto adequado, para tolher o Judiciário e aumentar sua centralidade institucional na batalha entre os Poderes". 

Citando apenas um exemplo desse irresponsável confronto, já em curso no Parlamento a votação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) atribuindo ao Congresso o poder de mudar uma decisão do STF. Basta os senhores parlamentares não gostar da sentença. 

Isso mesmo. Em andamento essa votação que aniquila a independência da instância maior do Judiciário brasileiro. O absurdo dos absurdos, o absurdo-mor. Muda-se a sentença do STF por meio de um decreto legislativo, em uma vergonhosa e flagrante inconstitucionalidade, digna de uma republiqueta. 

Por trás de toda essa retaliação ao STF, dessa usurpação de poder, a vingança por ter a Alta Corte acabado com as escandalosas emendas de relator, com o dinheiro público sendo gasto sem nenhuma prestação de contas.

Portanto, ou os senhores parlamentares pisam no freio ou a anarquia generalizada passa a ser uma questão de tempo.

O Brasil não merece tamanha irresponsabilidade e falta de juízo dos chamados "homens públicos".

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
CÂMARA
CÂMARA

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!