A influência da cultura artística, em todas as suas vertentes, exerce um papel fundamental nas cidades, trazendo efeitos colaborativos no turismo, na geração de empregos e renda, além de contribuir para o fortalecimento da identidade geográfica.
Ilhéus, a caminho de seus 500 anos, sobrevive de forma fragilizada, sem um olhar acolhedor e empático dos governantes, que, além de se preocuparem com seus próprios interesses, não perceberam a grandeza cultural, arquitetônica e histórica da cidade. Tampouco reconhecem a importância dos artistas, músicos, atores, artesãos, historiadores, entre outros.
É uma cidade que brilha na terrível ilusão de que suas belas praias e belezas naturais são seus únicos atrativos, esquecendo-se de seu vasto potencial cultural e histórico.
Ilhéus, cidade de tantas pessoas talentosas e grandes artistas, reconhecidos e aplaudidos mundialmente, é um celeiro farto de talentos. Poderíamos derivar muito mais desse potencial e ser a grande saída para a transformação, renovação e desenvolvimento social e cultural.
Comentários: