Durante discurso na noite de terça-feira (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas recíprocas a serem aplicadas a diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil. O presidente afirmou que as tarifas começarão a ser implementadas no dia 2 de abril.
Trump abordou o tema das tarifas como parte de sua estratégia para corrigir o que considera práticas comerciais desleais por outros países. “Outros países usaram tarifas contra nós por décadas, e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra eles”, afirmou, destacando que a União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá impõem tarifas significativamente mais altas do que os EUA.
Em seu discurso, Trump detalhou que, por exemplo, a Índia cobra tarifas superiores a 100% sobre produtos norte-americanos, enquanto a tarifa média da China é o dobro da cobrada pelos EUA, e a da Coreia do Sul é quatro vezes maior.
No mês passado, Trump havia solicitado ao seu governo a investigação sobre a implementação de tarifas recíprocas para todos os parceiros comerciais do país, com conclusão prevista para o 1º de abril. A medida faz parte de sua estratégia de campanha, onde prometeu enfrentar o que chamou de “práticas comerciais desleais” adotadas por diversas nações.
Comentários: