Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Política Geral

Nova ministra busca apoio político, mas pesquisa expõe falta de confiança popular

Nova ministra inicia articulações, mas pesquisa revela ceticismo sobre sua capacidade de fortalecer o governo

Mandato Bahia
Por Mandato Bahia
Nova ministra busca apoio político, mas pesquisa expõe falta de confiança popular
Reproduçao
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nomeada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann deu início a uma intensa agenda de reuniões e negociações com lideranças políticas. O objetivo é estreitar relações e garantir apoio para os projetos prioritários do governo federal. Entretanto, um levantamento do Instituto de Pesquisa Real Time Big Data divulgado na terça-feira (11) trouxe uma notícia desfavorável para a nova ministra: a maioria da população não acredita que sua chegada ao governo contribuirá para a melhoria da aprovação de Lula.

De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmaram que a ministra não ajudará a aumentar a popularidade do presidente, e apenas 16% consideram sua nomeação uma escolha acertada. Além disso, 64% dos entrevistados disseram não saber quem é Gleisi Hoffmann, enquanto apenas 36% afirmaram conhecê-la.

Apesar do cenário desafiador, Hoffmann segue sua agenda política. Nesta terça-feira, ela se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e, à noite, promoveu um jantar com lideranças do MDB, PSD e PP. No almoço realizado mais cedo, a ministra discutiu com parlamentares de esquerda temas como o aumento da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, um dos projetos prioritários do governo.

Leia Também:

Na quarta-feira (12), Hoffmann tem encontros agendados com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o relator do Orçamento da União, senador Angelo Coronel (PSD-BA), para discutir ajustes no texto do orçamento de 2025. A votação, prevista para a próxima semana, representa um dos primeiros grandes desafios da ministra.

Desempenho no PT também é mal avaliado

A pesquisa também apontou que a gestão de Gleisi Hoffmann como presidente nacional do PT foi considerada ruim por 62% dos entrevistados. Apenas 12% avaliaram positivamente seu desempenho no comando do partido.

Diante desse cenário de rejeição e desconhecimento por parte da população, a nova ministra enfrenta o desafio de provar sua capacidade de articulação política e reverter a percepção negativa. Sua principal missão é fortalecer a base do governo no Congresso e garantir aprovação dos projetos considerados essenciais para a gestão de Lula, em um momento de dificuldades políticas e econômicas.

O levantamento do Real Time Big Data ouviu 1.200 pessoas em todo o país entre os dias 10 e 11 de março, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e 95% de nível de confiança.

 

Acompanhe as principais notícias de Ilhéus

FONTE/CRÉDITOS: Com informações: Edu Mota, de Brasília /BN
Comentários:
CÂMARA
CÂMARA

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!