As eleições de 2024 bateram recordes no número de pesquisas eleitorais realizadas — necessárias para compreender o complexo cenário eleitoral que se formou — e os valores investidos nelas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito deste ano registrou o maior investimento em sondagens eleitorais municipais na série histórica iniciada em 2012, totalizando R$ 124,3 milhões até a última sexta-feira (27).
O número também supera o de levantamentos contratados: foram 11.440 até sexta — e, faltando uma semana para as eleições, esse total ainda pode subir. Os contratantes vão de grandes veículos de comunicação a pessoas físicas, passando por partidos políticos, empresas de publicidade, de engenharia e instituições financeiras.
Figuram no topo da lista dos maiores investidores os meios de comunicação como a Rede Globo e a Folha de S. Paulo, que costumam divulgar com frequência pesquisas durante a corrida eleitoral.
PL lidera – Entre as legendas está o Partido Liberal (PL), que já investiu pouco mais de R$ 1 milhão em 26 pesquisas, seguido pelo Partido Social Democrático (PSD) e pelo diretório mineiro do Mobiliza, que já contrataram, até sexta-feira, 73 sondagens por R$ 389 mil e 8 levantamentos por R$ 207,9 mil, respectivamente.
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