Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024
HR Multímidia
HR Multímidia

Política

PT 1 VERSUS PT 2

COLUNA WENSE, DOMINGO, 29 DE OUTUBRO DE 2023

Marco Wense
Por Marco Wense
PT 1 VERSUS PT 2
Mpro
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O que mais chamou atenção nesse pega-pega entre o PT 1 e PT 2, depois da plenária de ontem, sábado (28), na Câmara de Vereadores de Itabuna, foi a "guerra" das informações. 

Acreditar em quem ? Era a pergunta que mais se ouvia quando alguém se defrontava com duas notícias : a que Geraldo Simões saiu vitorioso da plenária e a que foi derrotado. 

O que se pode afirmar é que o imbróglio entre os "companheiros" vai continuar, ficando cada vez mais intenso e sem nenhuma perspectiva de uma solução amigável e a curto prazo. Diria até que civilizada.

Leia Também:

A disputa entre os dois PTs, o geraldista, que defende candidatura própria na federação PT/PCdoB/PV, e o augustiniano, que quer o apoio do partido à reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD), só vai chegar a um ponto final no próximo ano, assim que as águas de março fecharem o verão de 2024.

Até lá, Geraldo Simões e Augusto Castro terão pela frente dois desafios : o ex-alcaide tentando melhorar nas intenções de voto e o atual gestor na missão de diminuir o alto e preocupante índice de rejeição. 

Em relação as três principais lideranças do lulopetismo da Boa Terra - Jerônimo Rodrigues, Jaques Wagner e Rui Costa -, o PT 2 diz que conta com o apoio do chefe do Palácio de Ondina e do ministro da Casa Civil do governo Lula 3. Já o PT 1 dar como favas contadas o de Jaques Wagner. 

Salta aos olhos que o trio está fugindo do bafafá como o diabo da cruz. Esperar que um deles tome uma posição nesse pega-pega no PT de Itabuna é perda de tempo. 

Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que o governador, senador e o ministro só vão dar sua opinião na hora certa, evitando assim um desnecessário, precipitado e intempestivo atrito com o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, legenda do chefe do Executivo municipal.

A decisão da cúpula do Partido dos Trabalhadores vai ser assentada no pragmatismo. Ou seja, o candidato da base aliada será o que reunir mais condições de derrotar os prefeituráveis da oposição ao PT, seja ele ligado ao ex- ministro João Roma (PL) ou ao ex-gestor de Salvador ACM Neto (União Brasil).

Os outros pré-candidatos ao cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves, com destaque para o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), na frente em todas as pesquisas, acompanham de camarote o PT versus PT.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
São Miguel
São Miguel
ATRANSPI
ATRANSPI

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!