Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024
PREFEITURA DE ILHÉUS
PREFEITURA DE ILHÉUS

Política

JAQUES WAGNER VERSUS RUI COSTA

COLUNA WENSE, DOMINGO, 30 DE JULHO DE 2023

Marco Wense
Por Marco Wense
JAQUES WAGNER VERSUS RUI COSTA
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O relacionamento político entre Jaques Wagner e Rui Costa não é bom e tende a piorar. O comando estadual do PT, sob a batuta de Éden Valadares, quer esconder o que até as freiras do convento das Carmelitas sabem : a desarmonia entre os dois "companheiros". 

Wagner e Rui vêm se conflitando desde o pleito de 2022 para o governo do Estado, quando o senador defendia um outro nome para disputar com ACM Neto (União Brasil). A opção Jerônimo Rodrigues, o preferido de Rui, saiu vitoriosa.

O novo pega-pega entre Wagner e Rui já começa a dar os primeiros passos. Diz respeito a sucessão soteropolitana, que tem o atual chefe do Palácio Thomé de Souza, Bruno Reis (União Brasil-reeleição), como favorito.

Leia Também:

O PT ligado a Wagner não aceita a indicação de Rui para a sucessão da capital. Trata de José Trindade, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Lembrando ao caro e atento leitor que Trindade é filiado ao PSB. Mas a condição para ser o candidato de Rui - conditio sine qua non - é sair da sigla socialista, o que teria deixado a deputada federal Lídice da Mata, liderança maior do PSB, bastante contrariada. Com efeito, já comentei sobre a insatisfação da parlamentar com o ministro da Casa Civil do governo Lula 3.

O PT wagniano, que tem Valadares como fiel aliado, não quer Trindade. O principal argumento está assentado no fato dele ter sido vereador pelo PSL, partido que elegeu o então candidato Jair Messias Bolsonaro para o cargo mais cobiçado da República. O PSL se fundiu com o DEM dando origem ao União Brasil. 

"Trindade é uma opção apenas de Rui Costa. Dentro do PT é raro alguém que endosse seu nome. Ele não é visto como alguém orgânico no campo da esquerda", declarou um deputado federal do PT que não quis se identificar. A óbvia conclusão é que Trindade não é politicamente confiável, é um estranho no ninho do lulopetismo.

Esse desentendimento entre Wagner e Rui começa a ter repercussão no interior. Na sucessão de Itabuna, por exemplo, o senador já deixou bem claro que quer candidatura própria na federação PT/PCdoB/PV. Já o ministro deve defender o apoio do PT ao segundo mandato de Augusto Castro (PSD). 

Nas conversas reservadas, os waguistas acham que Rui Costa está querendo tudo. Já tem um governador aliado e agora quer um prefeito da capital. Que só falta agora insinuar que será o candidato do PT na sucessão presidencial de 2026, caso Lula não postule o quarto mandato. 

O criador e a criatura, pelo andar da carruagem, vão terminar protagonizando a expressão popular de que "dois bicudos não se beijam". 

Wagner versus Rui promete fortes emoções.

 

 

 

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
HR Multímidia
HR Multímidia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!