Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Domingo, 26 de Janeiro de 2025
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Política

GOVERNADOR JERÔNIMO RODRIGUES E O FOGO AMIGO 

Coluna Wense, 1 de dezembro de 2024

Marco Wense
Por Marco Wense
GOVERNADOR JERÔNIMO RODRIGUES E O FOGO AMIGO 
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Volta e meia, mas caminhando para ser mais frequente, se fala na possibilidade do governador Jerônimo Rodrigues (PT) não disputar o segundo mandato pelo instituto da reeleição. 

O chefe do Palácio de Ondina não quer nem ouvir falar do assunto. Como não há interesse nenhum da oposição para que o governador fique de fora da majoritária, assentada na unânime opinião de que é melhor Jerônimo do que Rui Costa (PT), tudo leva a crer que se trata de "friendly fire" (fogo amigo).

Jerônimo Rodrigues, politicamente falando, estaria sendo alvejado pelos próprios companheiros e por lideranças de agremiações partidárias que compõem a base aliada. 

Leia Também:

Nos bastidores do netismo, já há um quase consenso de que o líder ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, não disputaria o governo da Bahia se Rui Costa for o escolhido do PT na sucessão de 2026. A opção do ex-prefeito de Salvador seria uma candidatura ao Senado da República. 

O que pode evitar todas essas especulações da desistência de Jerônimo são as pesquisas, principalmente no que diz respeito à aprovação do governo e o índice de rejeição ao chefe do Executivo estadual. 

Uma eventual candidatura de Rui Costa, além de fazer ACM Neto recuar, vai provocar uma debandada de prefeitos da oposição para a base aliada do lulopetismo da Bahia. 

O que não se sabe, pelo menos por enquanto, é qual será a posição do senador Jaques Wagner com a candidatura de Rui Costa. Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que o relacionamento político entre o senador e o ministro da Casa Civil não é bom.

No mais, para uma análise mais consistente e menos especulativa sobre o futuro político do governador Jerônimo Rodrigues, é esperar a dissipação das nuvens cinzentas, dando lugar a um "céu de brigadeiro". 

Quanto ao "fogo amigo", o melhor conselho para Jerônimo Rodrigues é ficar com "um olho no padre, outro na missa", como diz o ditado popular. Ter cuidado com os "companheiros" que fazem cafuné de mentirinha.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
CÂMARA
CÂMARA

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!