Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Sabado, 25 de Janeiro de 2025
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Política

FAVORITISMO DE BRUNO REIS, LULA E O MDB 

COLUNA WENSE, QUARTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2024

Mandato Bahia
Por Mandato Bahia
FAVORITISMO DE BRUNO REIS, LULA E O MDB 
Ricardo Stuckert/PR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com os resultados da última pesquisa Quaest, divulgada terça-feira (27) pela TV Bahia, sobre a sucessão de Salvador, a opinião de que Bruno Reis (União Brasil) vai ser reeleito já é unanimidade nos partidos que integram a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), incluindo o MDB, legenda de Geraldo Júnior, candidato da sigla ao Palácio Thomé de Souza. A dúvida é se a fatura será liquidada logo no primeiro turno. 

O que vem causando preocupação no staff emedebista, que tem os irmãos Vieira Lima, Lúcio e Geddel, como destaques, sendo que Lúcio é o presidente de honra do MDB, é a possibilidade de Geraldo Júnior sair com uma votação inferior a de Kleber Rosa (PSOL). 

Na pesquisa da Quaest, Bruno Reis aparece com 66%, Geraldo Júnior 9% e Kleber Rosa tem 4%. Vale lembrar que a rejeição do emedebista é superior a do psolista : 34 % versus 23%. Bruno tem 20%. 

Leia Também:

A principal consequência política de uma votação de Kleber superior a de Geraldo será um MDB enfraquecido e com pouca influência na eleição de 2026, mais especificamente na composição da majoritária encabeçada por Jerônimo Rodrigues, que vai buscar o segundo mandato como mandatário-mor da Boa Terra, a de todos os santos e orixás, de um abrangente sincretismo religioso. 

Se Geraldo Júnior não mostrar uma reação com a presença do presidente Lula no horário eleitoral, no chamado "palanque eletrônico", muitas lideranças do PT vão começar a se afastar da campanha. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morador mais ilustre do Alvorada, é tido como o maior "cabo eleitoral" da difícil missão de eleger Geraldo Júnior prefeito de Salvador. 

Com efeito, a sucessão soteropolitana está entre as capitais que tem o maior favoritismo do gestor que busca o segundo mandato (reeleição). 

PS - Uma vitória de Geraldo Júnior, assumindo o segundo cargo mais importante do Poder Executivo do Estado, significaria a volta triunfal do MDB, provocando um salutar equilíbrio nas forças políticas, que tem o PSD do senador Otto Alencar e o Avante do empresário Ronaldo Carletto cada vez mais forte, disputando quem vai ser o fiel da balança na sucessão de Jerônimo Rodrigues, que caminha a passos largos para ficar refém dessas duas legendas.

Comentários:
Mandato Bahia

Publicado por:

Mandato Bahia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
CÂMARA
CÂMARA

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!