UMA BOA SURRA DE CANSANÇÃO
Na calada da noite de quinta-feira, 30 de novembro, no silêncio da madrugada, a Câmara dos Deputados, em uma votação relâmpago, aprovou um pacote que faz lembrar o ditado popular da "farinha pouca, meu pirão primeiro".
Como não bastasse diminuir o imprescindível controle sobre as licitações, o "pacotão" também oxigena o pagamento de emendas, do "faz-me-rir" dos parlamentares.
Ora, ora, que se dane quem fica criticando o "primeiro eu" dos deputados. Nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, eles falam que o eleitor tem memória curta, que o blablabá passa logo.
Segundo o Estadão, as propostas aprovadas pela Casa Legislativa são criticadas por especialistas, que apontam "riscos de desvios, falta de transparência e formação de cartéis".
O mais vergonhoso, no entanto, mais ridículo, ficou por conta dos deputados que confessaram ter votado sem ter conhecimento do que se tratava.
Deputados ou deputadozinhos de meia-tigela ? É óbvio que a resposta, sem pestanejar e sem precisar da ajuda dos universitários, é a segunda opção.
Se minha vovó Nair fosse viva, diria que esses deputadozinhos merecem uma boa surra de cansanção no bumbum. E do jeito que veio ao mundo.
________
MANGABEIRA, CHICO E O PL
A partir de janeiro de 2024, por vontade própria e decisão irreversível, Antônio Mangabeira não será mais o presidente do PL de Itabuna.
O prefeiturável Chico França vai assumir o comando da legenda, que tem como mais ilustre filiado o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o "mito" da direita brasileira. Assim como Lula, líder-mor do PT, é o "mito" da esquerda.
Situação complicada para Chico, que agora, além de cuidar da sua campanha, terá pela frente muitos desafios, principalmente na formação da chapa de vereadores e suas exigências, que até as freiras do convento das Carmelitas sabem qual é a mais comum.
Se o engenheiro Chico França sentir que a cúpula estadual do PL, tendo na linha de frente o ex-ministro João Roma, não está dando a devida atenção a sua pré-candidatura, o caminho da desistência vai ficando cada vez mais curto.
________
ENCONTRO DOS PREFEITURÁVEIS
A reunião entre os pré-candidatos a prefeito de Itabuna que fazem oposição ao governo Augusto Castro (PSD), que aconteceu dias atrás, se transformou em um grande mistério. São perguntas para todos os lados. Cito apenas duas : 1) Quem teria convocado a reunião ? 2) Quais os prefeituráveis que participaram do encontro ? O silêncio é ensurdecedor, o que nos leva a conclusão de que houve uma espécie de pacto para que tudo ficasse camuflado. O que se sabe é que o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) não participou da conversa política, obviamente sobre o pleito de 2024. Mas deve ter sido convidado.
Comentários: