O prefeito Augusto Castro (PSD) vai ficar na história política de Itabuna por ser o primeiro gestor a quebrar o tabu da reeleição, conquistando o segundo mandato consecutivo.
Essa proeza, já tentada por outros alcaides, não significa que a primeira-dama Andrea Castro, pré-candidata ao Parlamento estadual, terá uma significativa votação em Itabuna.
Achar que a boa votação de Augusto, com uma frente de mais de 35 mil sufrágios sobre o segundo colocado, deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD), 65.329 votos versus 29.620, é motivo para não se preocupar com a candidatura de Andrea é de uma ingenuidade gigantesca.
O momento é outro. Muita coisa aconteceu da reeleição até hoje. Uma considerada parcela do eleitorado que votou no então candidato Augusto Castro se encontra insatisfeita com o governo municipal.
Essa insatisfação leva o eleitor a dizer não à pré-candidatura de Andrea, diminuindo assim a previsão de que a primeira-dama vai sair de Itabuna bem votada. Augustinianos, os mais otimistas, falam em mais de 25 mil votos.
Além dos problemas administrativos, que não são poucos, o chefe do Executivo não está tendo um bom relacionamento com alguns vereadores que já tinham se comprometidos a apoiar Andrea Castro, que ainda não definiu por qual partido irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALBA).
O imbróglio do prefeito com à Câmara dos Vereadores vai terminar sobrando para a primeira-dama, que pode ficar sem o apoio de alguns edis.
Segundo o jornalista Ederivaldo Benedito, no seu programa Fala, Bené!, a revolta dos vereadores tem relação "com cargos e desatenção do alcaide", o que pressupõe que o toma lá, dá cá não está funcionando a contento.
A impressão que vai ficando é de que o prefeito acha que Andrea Castro não depende do apoio dos vereadores para sua eleição. No staff político do alcaide a opinião, quase unânime, é de que a primeira-dama ficará entre as quatro deputadas mais bem votadas no pleito de 2026.

PS - E por falar em Augusto Castro, o disse-me-disse em torno da sua sucessão já começou. Dois nomes despontam nas redes sociais: secretária Sônia Fontes, de Infraestrutura e Urbanismo, e o vereador Manoel Porfírio (PT), presidente do Parlamento municipal. Na bolsa das apostas, Sônia dispara. De cada dez internautas, seis acham que ela será a candidata do alcaide. Apenas um que o edil pode ser o escolhido. Os outros 3 apostam em "nenhum dos dois".

Comentários: