Com a chegada do mês de junho e das festas juninas, surgem também as derradeiras oportunidades para os pré-candidatos à prefeitura de Ilhéus se consolidarem como opções competitivas. Durante os festejos, os políticos já deverão mostrar as dimensões das suas possibilidades e limitações. O grupo do prefeito Mário Alexandre (Marão) e seu pré-candidato Bento Lima é, de longe, o mais robusto e com maior poder mobilizador, mas não se pode menosprezar outros grupos e suas possibilidades. Faremos, a seguir, uma análise das circunstâncias e da realidade eleitoral e política de cada pré-candidato.
O pré-candidato Bento Lima, do PSD, atual secretário de gestão do governo, foi alçado à condição de prefeiturável pelo prefeito Marão. Ele dialoga com o eleitorado apontando como era Ilhéus e quanto a cidade prosperou nos últimos oito anos sob a gestão atual. Bento Lima sempre se destacou como o técnico do governo, diretamente responsável pela administração nos processos de construção da infraestrutura e articulações políticas de bastidores na interface com os governos estadual e federal, sendo o protagonista das execuções de convênios e projetos.
O pré-candidato Coronel Resende, do PL, é o único representante declarado do campo oposicionista, com alinhamento direto e objetivo com o ex-presidente Bolsonaro. Ele terá a oportunidade de se apresentar aos fiéis eleitores do campo antipetista, anticomunista e bolsonarista de Ilhéus. As correntes ideológicas da direita e extrema-direita ilheenses têm alavancado o nome do Coronel Resende, que, no início deste ano, era um político desconhecido. Thiago Martins coordenador da campanha do PL em Ilhéus, tenta articular nos bastidores para trazer o ex presidente Bolsonaro a Ilhéus.
Também há a pré-candidatura da advogada Wanessa Gedeon, do Partido Novo, que se sustenta na promessa de buscar caminhos diferentes no processo eleitoral de Ilhéus. Wanessa se apresenta com sua história de vida vitoriosa no campo pessoal, tentando alcançar o grande público com a plataforma e dogmas do partido, que também tem inserções e adesões no eleitorado de oposição ao PT e PCdoB.
O pré-candidato e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Morais, está com seu nome apresentado pelo Partido Solidariedade e tem se revelado um dos pré-candidatos que mais têm realizado o corpo a corpo com o eleitorado ilheense, com o propósito de ter êxito em seus objetivos nesta fase da pré-campanha. Jerbson tem no deputado Paulo Magalhães seu fiel escudeiro e suporte político.
O pré-candidato e ex-vereador Makrisi, do PSOL, circula no eleitorado de esquerda e, nesta pré-campanha eleitoral, tem seguido a cartilha de construção via diálogo com o eleitor. Sua perspectiva de desempenho eleitoral é uma incógnita, mas não pode ser considerado "carta fora do baralho". Makrisi já foi vereador e sabe transitar bem nas comunidades da periferia e distritos da cidade.
O vice-prefeito e pré-candidato Bebeto Galvão, do PSB, tem como estratégia potencializar sua pré-campanha aliando a atuação política nos campos sindicais ao seu cabedal político nas esferas superiores. Seu maior obstáculo atual é se desvencilhar da suspeita de que deverá ser vice e não prefeiturável.
O pré-candidato vereador Augustão, do PDT, segue sua cartilha se apresentando como fervoroso opositor e apontando ser o que fará a diferença, como narrativa tática ao atento eleitorado ilheense.
A pré-candidata Adélia Pinheiro, do PT, se apresenta no bojo do governismo estadual e federal, buscando se apresentar ao eleitor como quem será o elo das políticas públicas dos governos Lula e Jerônimo em Ilhéus.
O pré-candidato Valderico Reis Júnior, do União Brasil, tem se apresentado ao eleitorado ilheense como protagonista da nova política e se esforçado para se desassociar do estigma negativo que relembra o governo exercido por seu pai, Valderico Reis.
O pré-candidato e ex-prefeito Jabes Ribeiro, do Progressistas, percorre a cidade tentando seduzir o eleitorado, numa construção que envolve lembrar suas realizações em 40 anos de vida pública e apontar descaminhos da atual gestão.
Que venham os festejos juninos! Viva São João! Continuaremos atentos a cada movimento na política eleitoral ilheense.
Comentários: