Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Política

A INGENUIDADE DE EDUARDO BOLSONARO

Coluna Wense, 7 de outubro de 2025

Marco Wense
Por Marco Wense
A INGENUIDADE DE EDUARDO BOLSONARO
Divulgação/Casa Branca/Ricardo Stuckert/PR/ND
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Não adianta "passar panos quentes", como diz a expressão popular para aliviar um determinado momento, uma situação, no mínimo, constrangedora. 

A "química" entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, envolvendo toda tabela periódica, deixou o bolsonarismo apavorado, como que perdido em um labirinto. 

Quem diria que Trump teria uma relação de boa convivência com Lula após a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, agindo fora das quatro linhas da Constituição?

Leia Também:

Da família Bolsonaro, salta aos olhos que o morador dos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado que se sente honrado em ser o protagonista-mor tupiniquim do tarifaço, é o grande derrotado.

Quem acompanha a modesta Coluna Wense sabe que venho dizendo que Donald Trump não iria ficar do lado de uma corrente política em detrimento dos interesses comerciais dos EUA, que era só uma questão de tempo para uma reflexão. 

Cito apenas um exemplo: a China, em 2024, comprou 26,5 milhões de toneladas de soja americana. Em 2025, o volume já caiu para 5,8 milhões de toneladas. O Brasil será o grande beneficiado. 

Veja abaixo, caro e atento leitor, o que diz, ipsis litteris, Jamil Chade na sua coluna de hoje no UOL Notícias.

"A China paralisou as compras de soja dos EUA, abrindo caminho para um deslocamento do fornecimento americano e a ocupação do espaço pelas exportações brasileiras. Essa é uma das principais conclusões de um levantamento pela American Farm Bureau Federation, uma das principais entidades do agronegócio norte-americano, criada em 1919, e envolve hoje 6 milhões de agricultores".

O presidente Donald Trump estaria arrependido em ter se envolvido com a política brasileira? Sua aproximação com Lula vai ficar cada vez mais intensa. O aspecto comercial enterra o ideológico. 

O hilariante em todo esse imbróglio fica por conta da ingenuidade de Eduardo Bolsonaro em achar que Trump iria ficar ao seu lado, dando um chega pra lá no Brasil. 

Ora, ora, quem é Eduardo Bolsonaro na fila do pão? Nada. Um NADA com todas as letras maiúsculas.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!