Quem vai ser candidato em 2026 que tem domicílio eleitoral em Itabuna, seja para deputado estadual ou federal?
No tocante à Assembleia Legislativa do Estado, dois nomes já são considerados como favas contadas: Fabrício Pancadinha (Solidariedade), buscando sua reeleição, e a primeira-dama Andrea Castro (PSD) o primeiro mandato.
A dúvida em relação a Chico França (PL) e Isaac Nery (PDT) continua. Não há nenhuma declaração, tanto do liberal como do pedetista, sobre uma provável disputa no pleito de 2026.
O ex-ministro João Roma e o deputado federal Félix Júnior, respectivamente dirigente-mor do PL e PDT da Boa Terra, vão fazer de tudo para que Chico e Nery sejam candidatos à Câmara dos Deputados, o que ajudaria Félix na sua re-reeleição e Roberta Roma, esposa de João Roma, na reeleição.
Não se sabe ainda o que passa pela cabeça dos ex-prefeituráveis Chico e Issac. Até agora não tocaram no assunto, sequer um indício, uma pista do desejo ou não de disputar o pleito de 2026.
E os vereadores? Tem algum edil pensando em ser candidato? O que se sabe é que o prefeito Augusto Castro (PSD) vai conversar com alguns edis sobre o apoio a primeira-dama.
A eleição de Andrea Castro, juntando com a reeleição de Augusto, quebrando o tabu do segundo mandato consecutivo, vai transformar o chefe do Executivo em uma inconteste liderança do sul da Bahia.
E o PT, mais especificamente o PT 1, ligado ao ex-alcaide Geraldo Simões, que faz oposição ao governo municipal, terá candidato?
No mais, esperar o ano eleitoral de 2026. Mas como a política não costuma socorrer os que dormem, é aconselhável que as articulações comecem logo, principalmente nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus.
Comentários: