Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
ATRANSPI
ATRANSPI

Política Regional

Vitória da Conquista: Vereadores Propõem CPI para Investigar Corrupção na Saúde Municipal

Em Meio a Denúncias de Fraudes, Legisladores Buscam Respostas para Garantir Transparência e Responsabilidade na Gestão Pública

Mandato Bahia
Por Mandato Bahia
Vitória da Conquista: Vereadores Propõem CPI para Investigar Corrupção na Saúde Municipal
PSBA
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um requerimento de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi protocolado por vereadores de Vitória da Conquista em uma coletiva de imprensa, visando investigar suspeitas de corrupção e omissão na gestão da saúde pública municipal. O objetivo principal da CPI é apurar possíveis falhas na atuação da Prefeita Sheila Lemos (União Brasil) em relação a supostos casos de corrupção que teriam ocorrido durante a gestão da ex-Secretária de Saúde, Ramona Cerqueira Pereira.

Os vereadores signatários do pedido foram: Alexandre Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT), Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS), Lúcia Rocha (MDB) e Augusto Cândido (MDB). A decisão de propor a CPI veio à tona após a divulgação da Operação “Dropout” da Polícia Federal, que realizou buscas e apreensões na Secretaria Municipal de Saúde e em empresas contratadas pelo município, além de afastar servidores públicos de suas funções por 180 dias. A operação investiga possíveis irregularidades na compra de testes para Covid-19 ocorridas em 2020.

As investigações preliminares apontam indícios de fraude que totalizam R$ 2.030.000,00, evidenciando superfaturamento de preços e prejuízos ao Erário estimados em, pelo menos, R$ 677.700,00. O Artigo 29 da Lei Orgânica do Município estabelece que, obtendo sete assinaturas, a CPI não precisa passar pela aprovação do plenário e deve ser instaurada na próxima sessão legislativa.

Leia Também:

A iniciativa dos vereadores reflete a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, especialmente em um contexto tão delicado como o da saúde durante a pandemia. A sociedade espera que a CPI seja conduzida com rigor e independência, visando esclarecer os fatos e responsabilidades, garantindo a punição dos culpados e o fortalecimento das instituições democráticas municipais.

FONTE/CRÉDITOS: Políticos Sul da Bahia
Comentários:
São Miguel
São Miguel
HR Multímidia
HR Multímidia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!