Na última quinta-feira (13), a Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII) promoveu um encontro estratégico reunindo representantes do comércio local e do governo municipal. O objetivo foi debater o uso do espaço público por bares e restaurantes, destacando boas práticas e soluções inovadoras para modernizar e reorganizar os espaços urbanos da cidade.
A reunião, liderada pelo empresário e presidente da ATIL, Alcides Kruschewsky, trouxe propostas modernas e debateu soluções para o ordenamento do espaço público usado pelos serviços ligados à gastronomia. Alcides demonstrou que as experiências em destinos turísticos usam de forma racional e disciplinada as áreas públicas, contribuindo para aprovação do destino pelos que o visitam. No entanto, as regras de cada lugar vem permitindo tal uso desde que, ao mesmo tempo, sejam cumpridas as regras estabelecidas com respeito à autoridade pública. Outro destaque foi para a precariedade desse uso através de permissão onerosa.
Diálogo e compromisso com o desenvolvimento econômico
Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, reforçou o comprometimento da gestão municipal com o avanço dessas discussões.
"Este é um momento importante para todos nós do governo municipal. Ouvimos as demandas do comércio local e dos representantes de bares e restaurantes, e todas as propostas serão levadas ao prefeito Valderico Júnior para que possamos dar continuidade a esse diálogo e buscar soluções concretas para a cidade."
O presidente da ACII, Paulo Sérgio, destacou a importância da entidade como mediadora entre empresários e poder público, sempre aberta ao debate ampliando as contribuições para o crescimento econômico da região.
"Mais uma vez, as portas da ACII se abrem para um importante debate que trará melhorias. São proposições e projetos que podem potencializar e reorganizar o comércio local. Nosso objetivo é atender, principalmente, os empreendimentos do setor de bares e restaurantes, proporcionando espaços urbanos mais contemporâneos e eficientes, melhorando a prestação de serviços para a população e visitantes".
Isonomia e equilíbrio no uso do espaço público
Outro ponto abordado no encontro foi o princípio da isonomia, ou seja, a necessidade de garantir um tratamento igual para os iguais, evitando-se privilégios, quando se aplica regras diferentes para estabelecimentos similares. Exemplificando que food trucks, e bares ou restaurantes instalados em imóveis fixos são diferentes e devem ter tratamentos distintos. Diante disso, as permissões de uso do espaço público devem ser avaliadas de forma justa, equilibrada e diferenciada.
O evento reforçou que a utilização do espaço público por bares e restaurantes deve seguir regras claras, garantindo que a circulação adequada dos pedestres seja preservada e que os empreendedores possam explorar de forma organizada.
Parklets: uma alternativa moderna para Ilhéus
Os parklets são pequenos espaços de convivência implantados em locais antes utilizados como estacionamentos, terrenos baldios e sobras de terrenos. O conceito surgiu em Nova York, nos anos 1970, e vem sendo amplamente adotado em diversas cidades ao redor do mundo. Eles oferecem estruturas que podem conter bancos, mesas, lixeiras, bicicletário, mini palcos e até conexão Wi-Fi, promovendo mais conforto e convivência social para os transeuntes, além de incentivar a circulação das pessoas com veículos não motorizados, reduzindo a poluição.
A implementação dessa iniciativa em Ilhéus pode representar um grande avanço para o comércio local, tornando os ambientes mais atraentes e convidativos, pela arquitetura agradável. A alternativa moderniza a urbanização, inaugura novas práticas de uso de espaços públicos e costumes, e humaniza o ambiente.
A ACII reafirmou seu compromisso em promover encontros estratégicos propositivos em busca de soluções que beneficiem o comércio local. A modernização dos espaços públicos e das relações com a administração pública promovem o fortalecimento do turismo e são vistos como grandes oportunidades para revitalizar Ilhéus, trazendo benefícios diretos para empresários, turistas e a população local.
No encontro foi destacada a importância do diálogo contínuo entre setor comercial e governo municipal, visando desenvolvimento econômico e sustentável; uma cidade mais moderna, justa e atrativa.
Comentários: