A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), firmou um Protocolo de Intenções com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para implementar o programa "Conexão DNIT" nas escolas da cidade. A proposta inclui a inserção do tema trânsito nos currículos escolares, promovendo educação cidadã e a preservação de vidas.
Dados do Ipea divulgados em 2023 reforçam a urgência do tema. O Brasil registrou um aumento de 2,3% na taxa de mortalidade no trânsito, com mais de 390 mil óbitos em acidentes terrestres. Motocicletas representam 30% das mortes, com imprudência, excesso de velocidade e uso de álcool como os principais fatores.
O programa, Conexão DNIT, é uma plataforma que disponibiliza cursos livres para os professores e materiais didáticos pedagógicos criados pelo próprio programa, bem como por seus parceiros, professores, que podem submeter trabalhos autorais de educação para o trânsito para serem disponibilizados na plataforma. O conexão DNIT prevê a capacitação de professores, desenvolvimento de materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sensibilização da comunidade escolar. A parceria, sem custos financeiros entre as partes, será executada com recursos próprios da Sutram e do DNIT.
Valério Bomfim, coordenador do Núcleo Permanente de Educação para o Trânsito da SUTRAM e responsável pelo projeto, destacou a importância da iniciativa: “Desde que entrei na Sutram, em 2006, já comecei a pensar em formas de levar educação para o trânsito às escolas. Meu primeiro curso foi nessa área, e, como professor formado, sempre senti a falta de materiais adequados. O que fazíamos era realizar palestras, e isso ainda é muito utilizado. Nos últimos anos, desenvolvemos técnicas mais interativas, com jogos e brinquedos, especialmente para crianças e adultos, trazendo mais eficácia para as ações, agora com o Conexão DNIT, teremos um mundo de atividades já testadas e que poderemos usar para falar de trânsito em todas as matérias e em qualquer ciclo do ensino, adequado a todos os públicos.”
O “Conexão DNIT” representa um marco para Ilhéus, integrando educação e cidadania em prol de um trânsito mais seguro. Segundo Bomfim, o projeto vai além das escolas: “Nossa meta é transformar a consciência sobre o trânsito, começando pelas crianças e se estendendo para toda a comunidade”, completa.
Comentários: