Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Senai, realizou a cerimônia de entrega de certificados para as participantes dos cursos de Confecção de Bolsas em Tecido e Personalização de Sandálias Emborrachadas. O evento, ocorrido no auditório da Prefeitura, celebrou o esforço de 16 mulheres que, além de obterem qualificação profissional, deram um importante passo para o fortalecimento de sua autonomia financeira e pessoal.
Durante o evento, o gerente regional do Senai, Alexandre Régis da Cunha, destacou a importância dessa parceria entre o Senai e a Prefeitura para a formação profissional na região: "Essa negociação entre o Senai e a Prefeitura é extremamente importante para a região, porque aproxima a comunidade do mercado, da empregabilidade e da geração de renda. Esse é um trabalho eficaz e essencial para o município e a região como um todo."
Para Rosemeire Nery, aluna do curso de customização em sandálias, a capacitação foi um marco de transformação. Emocionada, ela compartilhou sua experiência: "O curso pra mim foi ótimo, um aprendizado que nunca tinha tido. Foi suado, mas valeu a pena. Aprendi muito e, assim como minhas colegas, estou confiante de que isso nos ajudará a levantar uma renda."
Major Carlos Anderson Araújo de Jesus, comandante da 68ª CIPM, destacou o impacto social da ação e o apoio contínuo da Ronda Maria da Penha: "Esse trabalho em parceria com o Senai e a Secretaria das Mulheres é fundamental para que as assistidas tenham independência financeira e possam se recolocar no mercado. Isso aumenta a autoestima e oferece condições para sustentar suas famílias."
A secretária Carla Serafim agradeceu o empenho de todos e reforçou o papel do curso na quebra do ciclo de violência. "É uma alegria estarmos aqui hoje. Esses cursos foram idealizados para romper o ciclo de violência, capacitando essas mulheres com o apoio do Senai e do prefeito Mário Alexandre. Estamos felizes em promover ações como esta, que fortalecem a independência e o futuro dessas mulheres," afirmou Carla.
A cerimônia concluiu um ciclo de aprendizado e marca o início de novas oportunidades para as participantes, que agora estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e construir uma trajetória de maior autonomia e segurança.
Comentários: