Nesta segunda-feira, 12 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional da Juventude. A data tem como objetivo ressaltar as questões relacionadas às juventudes, reconhecer o potencial dos jovens na construção de um futuro melhor e lembrar aos governos e à sociedade da importância de entender e atender às suas necessidades, além de implementar políticas públicas eficazes.
Em Ilhéus, a ocasião foi marcada por um bate-papo promovido pelo Movimento Jovens por Ilhéus, abordando o tema "Políticas Públicas e Juventudes". O evento ocorreu na periferia da cidade e contou com a participação de Bento Lima, advogado, professor e doutorando em Direito, que é pré-candidato à Prefeitura de Ilhéus nas eleições de 2024. Também participaram do encontro o professor Emenson Silva, a professora Eliane Oliveira, e Marcolino Vinícius, o primeiro Conselheiro Jovem do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia.
Ao final do evento, foram apresentados os projetos sociais que o Movimento Jovens por Ilhéus pretende realizar no próximo período. Para coordenar esses projetos, foi eleita uma Diretoria Executiva composta por Rai Leão como presidente, Beca na tesouraria, Amanda Câmara como vice-presidente e Raquel Pádua na secretaria de comunicação e propaganda. Os demais cargos serão definidos em uma reunião online com os jovens membros do movimento.
Entre os projetos discutidos, destacam-se a continuidade das campanhas de doação de sangue, Bicharada sem Fome e Armazém Ilhéus sem Fome.
O Dia Internacional da Juventude foi instituído em 1999 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) através da Resolução 54/120, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998. Para a ONU, esta data é destinada a debates e conscientização sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos jovens em todo o mundo.
Comentários: