Nos dois primeiros anos do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os gastos com publicidade estatal totalizaram R$ 4,1 bilhões, uma média anual de R$ 2 bilhões. Esse valor representa um aumento de 15% em comparação à média anual de R$ 1,8 bilhão registrada durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL) .
A distribuição dessas verbas também sofreu alterações significativas. Entre 2023 e 2024, a Rede Globo recebeu R$ 177,2 milhões em publicidade do governo federal, superando os R$ 177 milhões destinados à emissora durante todo o mandato de Bolsonaro . Em 2024, a Globo concentrou 53% dos investimentos publicitários federais em televisão, ultrapassando a soma dos valores destinados a outras 17 redes televisivas.VEJA
As estatais também ampliaram seus investimentos em publicidade. A Petrobras, por exemplo, aumentou seus gastos anuais em 79% sob a gestão Lula, alcançando uma média de R$ 204 milhões por ano, em comparação aos R$ 114 milhões anuais durante o governo anterior . O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elevou seus gastos em 214%, com uma média anual de R$ 63,2 milhões nos dois primeiros anos do atual governo, frente aos R$ 20,2 milhões anuais registrados durante o governo Bolsonaro.
Esses dados refletem uma estratégia do governo Lula de intensificar a comunicação institucional e promover programas federais, como o "Pé-de-Meia" na área da educação e o "Mais Acesso a Especialistas" na saúde .
A previsão é que os gastos com publicidade estatal continuem em alta, podendo alcançar R$ 3,5 bilhões em 2025, após a conclusão de licitações para a seleção de agências de propaganda.
Acompanhe as principais notícias de Ilhéus
Comentários: