O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou neste domingo (2) ter “muito interesse” em um eventual alinhamento federal entre seu partido e o Progressistas (PP). “Tanto o PP, o PDT também, nós estamos dialogando aqui, preparando”, afirmou ele, em entrevista coletiva durante o balanço do terceiro dia do Carnaval de Salvador.
“Eu tenho dialogado com muita proximidade do PP, é fundamental para a gente. Nós já temos na Assembleia Legislativa [da Bahia] o alinhamento com os seis deputados estaduais. Nós temos na Câmara Federal, os deputados federais do PP, que já tem um alinhamento conosco, como é o caso de [Cláudio] Cajado, de Mário [Negromonte] Júnior, dois deputados dos quatro”, detalhou o governador.
Jerônimo também pontuou o papel dos alinhamentos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília e como eles podem influenciar nas decisões tomadas por sua gestão.
“O alinhamento é programático, assim como nós temos uma boa relação com o PCdoB, com o PSB, com o PSD, com o Verde e Avante, eu também entendo que o Lula está fazendo um alinhamento de programa de partido, [de] dialogar e ter no governo federal, [partidos como] o União Brasil, eu não vejo dificuldade, em isso acontecendo [lá], [acontecer] aqui também na Bahia, [a gente] sentar e dialogar.
Apesar da declaração, e de ter afirmado em diversas oportunidades que aguarda as movimentações em Brasília para definir o futuro de seu secretariado, Jerônimo afirmou que “não fica aguardando o Lula resolver, para a gente poder fazer daqui”.
O governador voltou a falar também sobre a reunião que pretende ter com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), após o Carnaval. “Iremos sentar sim, vai tratar do metrô, da ponte [Salvador-Itaparica], do VLT [do Subúrbio], vai tratar de temas de interesse da prefeitura. Mobilidade, por exemplo, é um tema de interesse da gente, é tema de interesse do prefeito municipal [também]”, disse ele.
Comentários: