60 mulheres de Ilhéus vão iniciar, nesta segunda-feira, 25, uma formação em panificação e confeitaria, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM). As aulas, ministradas pelo SENAI, acontecem em um contêiner localizado próximo à Praça José Marcelino e incluem três modalidades: Massas Doces e Salgadas no turno da manhã, Confeitaria à tarde e Fabricação de Pizza e Massas no período noturno.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a profissionalização feminina e oferecer alternativas para que as participantes alcancem a autonomia financeira. De acordo com a secretária Carla Serafim, a ação tem um impacto direto na transformação social e econômica das mulheres atendidas. “Estamos oferecendo mais do que uma formação técnica. Este é um projeto que visa transformar vidas, fortalecendo a autoestima dessas mulheres e dando a elas ferramentas para incentivá-las à autonomia financeira”, destacou.
Carla também relembrou que no último mês, já havia acontecido uma primeira capacitação, também com aulas oferecidas pelo SENAI, que certificaram 16 mulheres assistidas pela SPM, nos cursos de Confecção de Bolsas em Tecido e Personalização de Sandálias Emborrachadas. “Essa primeira capacitação foi essencial para que aquelas mulheres passassem a sentir-se valorizadas e qualificadas para o mercado. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, conseguimos realizar ações que fazem a diferença no dia a dia dessas famílias, criando novas possibilidades de futuro”, completou.
Com formações como essa, a SPM reforça seu compromisso com a inclusão social e o empoderamento feminino, promovendo oportunidades que ampliam as perspectivas de trabalho e renda para as mulheres de Ilhéus. O lançamento do Curso de Panificação e Confeitaria será nesta segunda-feira, a partir das 8 horas, no estacionamento, em frente a Praça José Marcelino (Av. 2 de Julho), no Centro de Ilhéus.
Comentários: