Durante a entrevista ao podcast Aborduna, nesta quinta-feira (5), a professora e médica Adélia Pinheiro (PT – 13), candidata a prefeita de Ilhéus, foi questionada sobre o fato de um dos concorrentes passar a promoter a construção de creches, após a ampla divulgação desse compromisso de seu Plano de Governo. “Como a senhora vê isso? É oportunismo?”, perguntou o apresentador Rafael Santos.
“Eu vejo como aprendizado. Quem não tem experiência, quem não tem compromisso, vai se amparar na experiência e no compromisso alheio. Eu vejo dessa forma”, disparou a candidata, que é especialista em gestão pública.
Com apenas 691 matrículas em creches públicas, segundo o último Censo Escolar disponível (2023), Ilhéus tem grande carência de vagas para o acolhimento das nossas crianças. Essa deficiência é gritante nos bairros populosos, como o Teotônio Vilela. Atenta às necessidades da população, Adélia foi a primeira candidata a assumir o compromisso de construir uma creche no município.
Segundo Adélia, é o registro das propostas no Programa de Governo que permite à sociedade monitorar e cobrar, na gestão, as políticas públicas apresentadas durante a campanha eleitoral. “Compromisso que conta é o que está registrado em cartório eleitoral, porque é o compromisso que não sai só da boca”.
*Transporte alternativo –* Essa não é a primeira vez que um compromisso do Programa de Governo de Adélia foi copiado pelo adversário inexperiente. O primeiro caso envolveu o transporte alternativo.
Conforme o plano de governo da candidata, o serviço já é uma realidade no município, portanto, cabe à Prefeitura regulamentá-lo. A regulamentação vai garantir a segurança dos passageiros, os direitos sociais dos motoristas organizados em cooperativa e a integração racional dessa mobilidade de transporte com o sistema de mobilidade urbana.
Comentários: