O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, desponta como favorito entre os eleitores de Ilhéus para o Governo da Bahia. Segundo levantamento da LMS Sondagem de Opinião, divulgado nesta terça-feira (23), Neto tem 56,7% das intenções de voto em cenário estimulado — quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados em lista fechada.

O atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece com 20,7% das intenções de voto no município. Outros 15,8% dos entrevistados afirmaram não escolher nenhum dos dois nomes, enquanto 6,8% disseram ainda não saber em quem votar.
A pesquisa foi realizada no dia 13 de setembro e ouviu 550 eleitores de Ilhéus em residências e estabelecimentos comerciais. O levantamento foi contratado pelo escritório Conrado Advocacia Eleitoral. O relatório não informou a margem de erro.

Cenário para o Senado em 2026
O estudo também avaliou as intenções de voto dos ilheenses para o Senado, eleição prevista para 2026, quando dois representantes de cada estado serão escolhidos.
O ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), lidera a corrida com 27,4% das intenções de voto. Em seguida, aparece o senador Jaques Wagner (PT), líder do Governo Lula no Senado, com 10,9%. O ex-ministro João Roma (PL) vem logo atrás com 8,9%, seguido pelo senador Ângelo Coronel (PSD), que soma 4,7%.
Entre os entrevistados, 28,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 19,2% disseram não saber ou não responderam.
Avaliação da gestão municipal
Além das intenções de voto para governador e Senado, o levantamento também pediu aos eleitores que avaliassem a administração do atual prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (UB).
Comentários: