A Associação Bariátrica de Ilhéus (ABIR) anunciou que realizará mais 60 cirurgias bariátricas até o final de 2024, com as primeiras dez previstas para o dia 30 de agosto. A cada 15 dias, novos grupos de dez pacientes serão operados, totalizando 60 procedimentos até o final do ano. As cirurgias, que ocorrerão na Santa Casa de Itabuna sob a coordenação do Dr. Fabrício Messias, do Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica, fazem parte dos esforços contínuos da ABIR para combater a obesidade na região.
Essas cirurgias são financiadas por meio de verbas de emendas parlamentares, que a Associação tem conseguido junto a parceiros, além do apoio contínuo da Secretaria de Saúde (Sesau), que está buscando mais recursos, inclusive R$ 200 mil destinados à colocação de balões gástricos em pessoas com mais de 200 quilos. A ABIR, que hoje conta com 500 associados e sede própria em Ilhéus, se destaca por ser a primeira associação do Brasil voltada para a luta contra a obesidade, ajudando pacientes a alcançarem uma vida mais saudável.
Laudiceia Carvalho, presidente da ABIR, destaca o impacto positivo das cirurgias na vida dos pacientes. “Já beneficiamos 109 pessoas com a bariátrica ou o balão gástrico. São 109 vidas transformadas, com melhoria na autoestima e redução significativa de problemas de saúde como hipertensão e diabete. Cada vitória individual também representa um ganho para o município, que passa a ter menos demanda nos serviços de saúde”, afirmou. A ABIR segue firme na busca por novas emendas e parcerias para continuar ampliando seu alcance e salvando mais vidas.
Comentários: