A partir desta segunda-feira (9), candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano devem enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O prazo termina na próxima sexta-feira (13).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.
O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral. “Além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais”.
Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem “para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”.
“A não apresentação tempestiva da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave – salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral –, que será apurada no julgamento da prestação de contas final”, diz o TSE.
Divulgação
As informações prestadas nesta etapa, segundo o TSE, serão disponibilizadas posteriormente no sistema DivulgaCandContas, acessível ao público. A plataforma permite que qualquer cidadão consulte as contas de campanha de todas as candidaturas e de todos os partidos.
Por meio do sistema, é possível ainda verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e a origem dos recursos utilizados nas campanhas.Bolsonaristas de Itabuna andam dizendo que votariam em Plabo Marçal se morassem na cidade de São Paulo. Marçal é candidato a prefeito pelo PRTB. O argumento-mor é que Marçal é o mais bolsonarista de todos os candidatos. O problema é que Bolsonaro não quer nem ouvir falar de Plabo Marçal. O ex-presidente está compartilhando nas redes sociais que Marçal é "aproveitador", "arregão" e "traidor". O pastor Silas Malafaia, esse sim um convicto bolsonarista, diz que o ex-coach é "palhaço", "otário" e "frouxo", que se pela de medo de Alexandre de Moraes, ministro do STF. Os bolsonaristas de Itabuna vão mudar de opinião sobre Marçal ? Fica a pertinente e oportuna pergunta. *(Coluna Wense, segunda-feira, 9 de setembro de 2024)*.
Comentários: