Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024
PREFEITURA DE ILHÉUS
PREFEITURA DE ILHÉUS

Política

ROSEMBERG E O "COMPANHEIRO" GERALDO SIMÕES

COLUNA WENSE, DOMINGO, 13 DE AGOSTO DE 2023

Marco Wense
Por Marco Wense
ROSEMBERG E O
Mpro
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, é o principal defensor da reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD). 

O parlamentar se transformou no maior adversário dos petistas que defendem candidatura própria na federação PT/PCdoB/PV. Como consequência, passa a ser um imprescindível aliado do gestor de Itabuna.

As declarações de Rosemberg no programa Frequência Política de ontem, sábado (12), deixaram os militantes do PT geraldista, chamado de PT 1, preocupados. E com toda razão. 

Leia Também:

Rosemberg, além de dizer que o governo do Estado tem uma pesquisa que indica o favoritismo de Augusto, insinuou que o senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa concordam com o apoio do PT ao segundo mandato do chefe do Executivo. 

Rosemberg, sem mostrar nenhuma preocupação com o "companheiro" Geraldo Simões, disse que o morador mais ilustre do Palácio de Ondina  quer unir a base aliada em torno do alcaide, e que "esse é o sentimento de Wagner e Rui". 

Como não bastasse, declarou, em alto e bom som, que "a maioria do PT de Itabuna defende o apoio à reeleição do prefeito Augusto Castro", obviamente se referindo ao PT 2, o PT augustiano, que tem o vereador licenciado Manoel Porfírio como líder-mor e, quem sabe, como vice de Augusto no pleito de 2024.

A declaração mais preocupante para o PT 1 foi a de que o governador Jerônimo Rodrigues teria pedido para marcar uma reunião com Geraldo. "Vou tentar marcar essa reunião o mais breve possível", disse Rosemberg.   

Qual será a conversa do governador Jerônimo Rodrigues com o ex-prefeito e prefeiturável Geraldo Simões ? Muito fácil de responder. Jerônimo vai dizer a Geraldo que ele precisa melhorar nas pesquisas de intenções de voto, mostrar que tem força política e viabilidade eleitoral para enfrentar os candidatos de oposição ao lulopetismo. 

Como não existe almoço de graça no movediço e traiçoeiro mundo da política, Rosemberg Pinto, como contrapartida a seu esforço para que a federação não tenha candidatura própria, já considera como favas contadas o apoio de Augusto na sua re-reeleição para o Parlamento estadual em 2026.

Salta aos olhos que ainda falta um bom tempo para o dia do pleito, que tem muita água - suja e limpa - para passar sob a ponte da sucessão municipal.

Esse bom tempo, no entanto, não pode servir de desculpa, de argumento para que os pré-candidatos deixem que as coisas aconteçam naturalmente. 

Assim como no direito, a política não costuma socorrer os que dormem.

 

 

 

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

 

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
HR Multímidia
HR Multímidia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!