Documento da Executiva nacional do PT, que terminou vazando, diz que a sucessão de Salvador não está na lista de prioridade da legenda.
A notícia foi comemorada pelo MDB dos irmãos Vieira Lima, já que pode ser interpretada como um chega pra lá na pré-candidatura do deputado estadual Robinson Almeida, que teve seu nome lançado recentemente pelo diretório do PT da capital.
O caminho para o vice-governador emedebista Geraldo Jr. ficou aberto. Com efeito, José Trindade, presidente da Conder, filiado ao PSB de Lídice da Mata, jogou a toalha.
O que se pode deduzir é que cabe ao PT, através do comando nacional, a última palavra sobre o comportamento que a federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) deve ter no pleito de 2024, obviamente com o aval do presidente Lula.
PCdoB e PV são coadjuvantes. Na hora da onça beber água, como diz a sabedoria popular, é o PT que vai ditar o rumo que a federação deve seguir. É o manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Vale lembrar ao caro e atento leitor que a "tábua de salvação" do PCdoB e do PV foi a formalização dessa federação. O PT passou a ser uma espécie de bengala para as duas agremiações partidárias.
Portanto, sem pestanejar e fazer arrodeios, é a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores que vai tomar a decisão final quando houver um imbróglio na federação.
Em relação a sucessão de Itabuna, não à toa que o vereador licenciado Manoel Porfírio já procura fazer as pazes com o companheiro Geraldo Simões, prefeiturável do PT.
________
CONSELHO POLÍTICO
Em curso, dando os primeiros passos, a criação de um conselho político para contrapor ao da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Partidos de oposição ao lulopetismo estão pensando na possibilidade de se criar o conselho político até a segunda quinzena do mês de outubro. Sem dúvida, uma tarefa muito difícil. Uma incumbência hercúlea.
O conselho oposicionista teria três agremiações partidárias como arcabouço do movimento : União Brasil de ACM Neto, o PL de João Roma e o Republicanos de Márcio Marinho.
Em relação a sucessão de Itabuna, o desafio seria o mesmo do conselho político governista : tentar unir os prefeituráveis em torno de um nome com mais viabilidade eleitoral para enfrentar os adversários.
A missão seria derrotar o candidato da federação PT/PCdoB/PV, que até as freiras do convento das Carmelitas sabem que é Geraldo Simões, e o projeto de reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD), que vai tentar quebrar o tabu do segundo mandato consecutivo.
PS - Correligionários mais próximos do prefeito Augusto Castro já defendem que a discussão sobre um plano B seja iniciada. São da opinião de que, no frigir dos ovos, o PCdoB e PV vão deixar o chefe do Executivo a ver navios. Se amparam na sabedoria popular de que "é melhor prevenir do que remediar".
________
QUE VERGONHA ! QUE PALHAÇADA !
Como não bastasse o aumento do fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões para R$ 5,7 bilhões, dinheiro público para bancar a campanha dos prefeituráveis no pleito de 2024, tem agora doação de valores ilimitados via Pix. O mais vergonhoso diz respeito a permissão para que o dindin do fundão possa cobrir as despesas com creches dos filhos das candidatas, incluindo aí as que já exercem mandato eletivo, ganhando um bom salário. Enquanto isso, a mãe pobre tem que deixar seu filho na casa da vizinha ou sozinho na própria residência, entregue aos cuidados de Deus. Que vergonha ! Que palhaçada !
Comentários: