Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Domingo, 06 de Outubro de 2024
ATRANSPI
ATRANSPI

Política

PSD, LULA E SUCESSÃO DE 2026

COLUNA WENSE, TERÇA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2024

Mandato Bahia
Por Mandato Bahia
PSD, LULA E SUCESSÃO DE 2026
Ricardo Stuckert/PR/VEJA
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Venho dizendo que Gilberto Kassab, dirigente-mor nacional do PSD, caminha a passos largos para dar um chega pra lá no presidente Lula na sucessão de 2026, quando o petista pretende disputar o quarto mandato. 

Kassab vem fazendo rasgados elogios ao presidenciável Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Vale lembrar que Kassab é seu secretário de Governo e Relações Institucionais, político de sua inteira confiança. Diria até que Tarcísio coloca a mão no fogo quando alguém levanta qualquer suspeita em relação a fidelidade de Kassab. 

Na sua última declaração sobre o chefe do Palácio dos Bandeirantes, dada no seminário Brasil Hoje, do grupo Esfera, Kassab disse que "Tarcísio é a grande novidade da política brasileira".

Leia Também:

Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que Kassab é o político mais pragmático da política brasileira. O tiro visando seus interesses não costuma sair pela culatra. 

Para não criar problemas e constrangimentos para o PSD lulista, como, por exemplo, o da Bahia, liderado pelo senador Otto Alencar, Gilberto Kassab evita ser mais contundente na defesa da pré-candidatura de Tarcísio à sucessão de 2026. 

Outro ponto que faz com que Kassab se contenha, não demonstre tanto, digamos, tarcisismo, é o fato do PSD ter três ministérios no governo Lula 3, salvo engano o da Agricultura, Minas e Energia e o da Pesca. 

Se o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) não conseguir reverter a inelegibilidade, ficando impedido de buscar o segundo mandato, o entusiasmo de Kassab com a pré-candidatura de Tarcísio vai aumentar. Matematicamente, diria que em projeção geométrica.

A pesquisa da Genial/Quaest com 55% do eleitorado dizendo que Lula não merece ser reeleito reforça o plano de Kassab, por enquanto circunscrito aos bastidores, de afastar o PSD do PT.

Podemos então deduzir que o PT, ao abrir mão de seus interesses para satisfazer o PSD, vai terminar criando uma espécie de cobra de duas cabeças e venenosa. O bote da "serpente" será dado na sucessão presidencial de 2026. 

E qual seria o melhor conselho para as principais lideranças do lulopetismo ? Sem nenhuma dúvida começar a providenciar uma boa quantidade de soro antiofídico. É melhor prevenir do que remediar.

Comentários:
Mandato Bahia

Publicado por:

Mandato Bahia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
São Miguel
São Miguel
HR Multímidia
HR Multímidia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!