Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Sabado, 22 de Marco de 2025
CÂMARA
CÂMARA

Política

OTTO, PSD E A MAJORITÁRIA PURO-SANGUE

Coluna Wense, 11 de março de 2025

Marco Wense
Por Marco Wense
OTTO, PSD E A MAJORITÁRIA PURO-SANGUE
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A discussão sobre a chapa 100% petista vai continuar dominando a sucessão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Não tem como o jornalismo político fugir do tema. 

O assunto vem logo à tona com a fala de uma liderança política sobre a majoritária puro-sangue, como a do senador Otto Alencar, presidente do PSD da Bahia.

Questionado sobre a chapa, Otto saiu pela tangente: "Só discuto eleição no ano de eleição, aí você me procura em abril de 2026 que lhe digo", respondeu ao Política Livre. O imbróglio são duas vagas para o Senado para três postulantes: Jaques Wagner (PT),  Angelo Coronel (PSD), ambos buscando à reeleição, e o ministro Rui Costa (PT) com o aval do presidente Lula. 

Leia Também:

O que chamou atenção, deixando muita gente curiosa, foi Otto usar a política nacional como um caminho que pode evitar um racha na base aliada, mais especificamente entre o PSD e PT.

Otto disse que "existem espaços a serem ocupados, inclusive no cenário nacional, que podem ajudar a resolver a equação regional". E aí cabe a pertinente e oportuna pergunta : Que espaços seriam estes como forma de apaziguar o problema provocado pelo senador Jaques Wagner ? Seria a titularidade de um ministério para o Coronel, com a promessa de que ficaria no cargo se Lula for reeleito ? 

Já disse aqui que esse pega-pega na composição de uma majoritária puro-sangue petista é tudo que Gilberto Kassab, dirigente-mor nacional do PSD, quer. Seria o argumento para o partido deixar o lulopetismo e apoiar o presidenciável Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. 

Lembrando que Kassab é político de inteira confiança do chefe do Palácio dos Bandeirantes, seu secretário de Relações Institucionais. Kassab quer ser o candidato a governador de São Paulo com o apoio de Tarcísio. Salta aos olhos que Tarcísio, como contrapartida, vai querer o PSD da Bahia ao seu lado no pleito presidencial de 2026. 

O PT da Boa Terra tem que pensar duas vezes, se é que se preocupa com a reeleição de Lula, antes de defenestrar, sem dó e piedade, o senador Angelo Coronel da majoritária.

Gilberto Kassab está de olho nesse pega-pega em torno da ousada pretensão do PT de formalizar uma majoritária 100% petista. 

Concluo dizendo que o PT não pode levar a eleição de 2026 com soberba. A última pesquisa da Quaest/Genial diz que o governo Lula é  desaprovado por 51% dos baianos. 

O PSD é o fiel da balança na sucessão estadual. PT versus PSD vai transformar o sonho do segundo mandato de Jerônimo Rodrigues em um grande pesadelo.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
CÃMARA DE ILHÉUS
CÃMARA DE ILHÉUS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!