O deputado Elmar Nascimento, líder do União Brasil no Parlamento Federal, fortíssimo candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, fez questão de dizer que o União Brasil pode apoiar a reeleição de Lula em 2026.
A declaração de Elmar tem como objetivo atrair os votos dos parlamentares identificados com o campo da esquerda, não só do PT como do PCdoB, PSOL e PSB na eleição para o comando do cargo mais cobiçado do Poder Legislativo.
Elmar quer agradar todas as correntes e grupos políticos. O problema é que sua declaração de que o União Brasil poderá apoiar o quarto mandato de Luiz Inácio Lula da Silva desagradou o bolsonarismo, que tem uma bancada forte na Casa Legislativa.
Elmar, que é tido como um invejável articulador político, uma espécie de Jaques Wagner da direita, elogiou o governador Jerônimo Rodrigues. Disse também que tem um bom relacionamento com Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo Lula 3.
Declarou que vai assumir uma posição de neutralidade na eleição da Assembleia Legislativa do Estado, evitando assim um atrito com o PSD de Otto Alencar, já que Adolfo Menezes, do mesmo partido do senador, postula uma segunda reeleição para à presidência da Alba.
De olho nos votos sob a influência de ACM Neto, liderança nacional do União Brasil, com receio de causar algum atrito com o ex-gestor soteropolitano em decorrência da declaração de que o UB pode apoiar o petista-mor na sucessão de 2026, ratificou que a candidatura de Neto ao Palácio de Ondina é o "caminho natural".
Com seu jeitinho, fazendo cafuné em fulano, sicrano e beltrano, Elmar Nascimento vai se fortalecendo na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.
Concluo dizendo que o cafuné de Elmar Nascimento é para catar votos e não piolhos. Não à toa que é o favorito na sucessão do todo poderoso Arthur Lira, protagonista-mor do chamado centrão.
PS (1) - Lembrando ao caro e atento leitor que ACM Neto, vice-presidente da Executiva nacional do União Brasil, quer a legenda disputando o Palácio do Planalto em 2026. Nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, trabalha para que Ronaldo Caiado, governador de Goiás, seja o nome do partido na próxima eleição presidencial.
PS (2) - Além de ser imprescindível para a governabilidade, o titular do cargo maior do Poder Legislativo tem a prerrogativa de engavetar eventuais pedidos de impeachment contra o presidente da República de plantão.
---------------------------------------------------------
PDT E SEUS DOIS PRÉ-CANDIDATOS
O PDT é o único partido de Itabuna que tem dois prefeituráveis com força política e viabilidade eleitoral : o médico Isaac Nery e capitão Azevedo. O presidente da legenda, Fernando Netto, vem recebendo parabéns da executiva estadual por sua postura firme. Vale lembrar que existe um acordo entre Isaac e Azevedo, tendo como critério definidor uma pesquisa de intenções de voto que será realizada 15 dias antes da convenção da legenda. Cabe a cada um, a consciência de que há um acordo entre eles. Ou seja, quem pontuar melhor na enquete vai encabeçar a majoritária, cabendo ao outro a vice. No linguajar político, uma composição puro-sangue. "Combinado é combinado. Não adianta dar calundu lá na frente", declarou Netto. Se alguém vai mudar de partido, e o prazo limite é o próximo 6 de abril, é uma outra história.
Comentários: