Mandato Bahia - Política Inteligente - Ilhéus

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024
HR Multímidia
HR Multímidia

Política

ISAAC, SUCESSÃO E O REPUBLICANOS

COLUNA WENSE, SEXTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2023.

Marco Wense
Por Marco Wense
ISAAC, SUCESSÃO E O REPUBLICANOS
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O médico Isaac Nery, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Republicanos, é o principal concorrente do também prefeiturável Fabrício Pancadinha no quesito oposicionismo ao governo municipal.

Só dava Pancadinha na oposição ao governo de plantão. Chegou até a monopolizar. Geraldo Simões, em decorrência do prefeito Augusto Castro ser do PSD, sigla que integra a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), teve que recuar.  

Essa disputa de Isaac com o deputado estadual do Solidariedade termina enfraquecendo a especulação de que o Republicanos, partido do deputado federal Márcio Marinho, presidente estadual da legenda, pode indicar o vice na majoritária encabeçada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), postulante a um segundo mandato via instituto da reeleição. 

Leia Também:

Vale lembrar que Isaac já foi convidado para ser o vice de Augusto. Mas descartou a possibilidade de maneira incisiva, sem deixar nenhum resquício de que poderia reavaliar sua posição com a proximidade do pleito sucessório. 

O Republicanos é a legenda preferida de Augusto. O problema é que uma eventual aliança com o partido ligado a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) pode desagradar o PT que defende o apoio à reeleição do alcaide. Esse PT, chamado de PT 2, quer indicar o vice de Augusto. 

O PT 2, que tem o vereador licenciado Manoel Porfírio como representante-mor, não acredita no lançamento de candidatura própria pela federação PT/PCdoB/PV. O pega-pega entre o PT 1, ligado ao ex-prefeito Geraldo Simões, e o PT 2, sob a influência do edil, tende a ficar cada vez mais acirrado.

 

 

O MILAGRE DOS DEDOS

 

Alguém tem que aconselhar o agora inelegível Jair Messias Bolsonaro a pensar antes de falar qualquer coisa. É impressionante como o ex-morador mais ilustre do Palácio do Alvorada continua atirando no próprio pé, sendo adversário de si mesmo : Bolsonaro versus Bolsonaro. Na sua primeira entrevista, assim que saiu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o tornando inelegível, o ex-presidente declarou, se referindo à sucessão de 2026, que "Lula pode ganhar de W.O", insinuando que o petista-mor não terá adversário no pleito presidencial. Lula seria reeleito para o quarto mandato, o governo Lula 4. A infeliz e desastrosa declaração de Bolsonaro atingiu em cheio os governadores Tarcísio de Freitas, do Estado de São Paulo, e Romeu Zema, de Minas Gerais, respectivamente presidenciáveis pelo Republicanos e Novo. A impressão que ficou é que o "mito" prefere ser derrotado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro do que correr o risco de ser traído por Tarcísio e Zema, que podem se unir em uma majoritária na sucessão de 2026. Vale lembrar que os Estados de São Paulo e Minas são os dois maiores colégios eleitorais do país. Uma chapa "Café com Leite" dividiria o campo da direita, facilitando o caminho do lulopetismo na missão de ter seu "mito" reeleito. O verdadeiro milagre fica por conta de Bolsonaro não ter perdido nenhum dedo depois de "atirar" por várias vezes nos próprios pés. (COLUNA WENSE, SEXTA, 30 DE JUNHO DE 2023).

 

 

 

 

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

O diretório municipal, sob a batuta de Jackson Moreira, assentado no argumento de que o partido tem autonomia para tomar a decisão sobre o caminho que deve tomar na sucessão de 2024, dar como favas contadas que a federação terá candidato. O imbróglio ainda está no começo e promete fortes emoções. 

Isaac, na sabatina do Senado do Café Pomar, deixou bem claro que o bispo Marinho garantiu sua candidatura. "Ele deu sua palavra que serei o candidato do Republicanos na sucessão de Itabuna", disse para os "senadores". 

Outro ponto é que o relacionamento político de Isaac com o comando municipal do Republicanos, que tem na linha de frente José Trindade, não é bom. O prefeiturável conversa muito pouco com o dirigente partidário. 

A metralhadora giratória de Isaac só não atingiu o engenheiro Chico França, prefeiturável do PL. Só o tempo dirá se a estratégia de criticar duramente os adversários vai fortalecer sua legítima pretensão de ser o próximo chefe do Executivo. O mais recente alvo foi Pancadinha. 

O inquestionável, que salta aos olhos, é que Isaac Nery é o pré-candidato mais determinado, disparadamente o mais confiante. Esse otimismo passa a ser seu maior "cabo eleitoral".

Mas também é o prefeiturável mais teimoso, que toma decisões só conversando com seus próprios botões, o que é totalmente desaconselhável.

Comentários:
Marco Wense

Publicado por:

Marco Wense

Itabunense, Advogado e Articulista de Política

Saiba Mais
PREFEITURA DE ILHÉUS
PREFEITURA DE ILHÉUS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!