O médico Isaac Nery, pré-candidato a prefeito de Itabuna na sucessão de Augusto Castro (PSD-reeleição), vive um momento conturbado no Republicanos. Se sente desprotegido e desamparado.
A insatisfação de Isaac com o partido, antes restrita aos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, se tornou pública. O descontentamento salta aos olhos. Vai se tornando, pelo andar da carruagem, irreversível.
José Trindade é o presidente do diretório local. O comando estadual do Republicanos fica sob a batuta do deputado federal Márcio Marinho, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
Isaac Nery, que é, sem nenhuma dúvida, o prefeiturável mais empolgado, já procurou o MDB dos irmãos Vieira Lima e o PP de Jabes Ribeiro, ex-gestor da vizinha e irmã Ilhéus, a princesinha do sul da Bahia.
A permanência de Isaac no Republicanos fica cada vez mais difícil. É só uma questão de tempo para o prefeiturável deixar a legenda e correr atrás de outro abrigo partidário.
O caminho para o PP é o mais aconselhável, o que tem menos obstáculos, o de melhor acesso. O entendimento com os progressistas pode ser resolvido aqui por baixo. Jabes é o secretário estadual da sigla.
O MDB é mais complicado. Vale lembrar que a agremiação partidária integra a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o que pode trazer insegurança para a legítima pretensão de Isaac de ser a maior autoridade do município.
Isaac e Trindade, politicamente falando, já não andam mais de mãos dadas como em priscas eras. É um pra lá, outro pra cá. O relacionamento não é bom e tende a piorar.
Isaac e Trindade é um "olho no padre, outro na missa", como diz a sabedoria popular. Se o caro e atento leitor preferir, "um olho no peixe, outro no gato".
PS - A saída de Isaac Nery do Republicanos abre espaço para o advogado Dinailton Oliveira, ex-presidente da OAB-BA e pré-candidato a prefeito. Com efeito, Isaac e Dinailton foram sabatinados pelos "senadores" do Café Pomar como postulantes da legenda ao cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves.
Marco Wense
Itabunense, Advogado e Articulista de Política
Comentários: