Se for pelos partidos, o governo Augusto Castro 2 só vai ter dois vereadores fazendo oposição: Danilo da Nova Itabuna, reeleito pelo União Brasil, e o delegado Clodovil (PL).
As outras agremiações partidárias já são aliadas do chefe do Executivo, com destaque para o trio esquerdista : PSB, PT e os pragmáticos "meninos" do PCdoB.
E José Carlos, o JC da saúde, eleito pelo Solidariedade ? Perguntaria o caro e atento leitor, tendo como argumento o fato do deputado estadual Fabrício Pancadinha, do mesmo partido do edil, ter sido o principal adversário de Augusto no processo sucessório, na disputa pelo cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves.
O Solidariedade já integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O edil José Carlos será mais um correligionário do alcaide na Casa Legislativa.
Com efeito, Pancadinha optou pelo silêncio sobre a notícia de que estava aderindo ao petismo da Boa Terra. Sequer uma notinha desmentindo o "boato".
E Clodovil Moreira Soares, eleito pelo PL ? Se ouvir os conselhos do ex-prefeiturável Chico França vai fazer companhia ao colega Daniel. Não se sabe, pelo menos por enquanto, como será o relacionamento político entre o delegado e o engenheiro, presidente do diretório municipal.
O céu do prefeito Augusto Castro (PSD), quando o assunto é a Câmara de Vereadores, é de brigadeiro. Não há sinais de nuvens cinzentas. Vai pilotar o "avião" da gestão sem nenhum receio de um acidente.
A principal função do Poder Legislativo, a de fiscalizar os atos do gestor de plantão, seja prefeito, governador e presidente da República, vai sendo enterrada. Estão jogando a última pá de cal no Parlamento municipal, na chamada "Casa do Povo".
O enterro da imprescindível independência entre os Poderes da República é a mais preocupante ameaça ao Estado Democrático de Direito. Harmonia, sim. Submissão, não.
PS - Partidos que elegeram vereadores em Itabuna: PT, PSD, PCdoB, Republicanos, PSDB, Solidariedade, PSB, Cidadania, PP, Avante, União Brasil, PL e DC.
Comentários: